quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Inépcia familiaris


"There is more stupidity than hydrogen in the Universe, and it has a longer shelf life." - Frank Zappa



   Uma das maiores vantagens de se ter como fonte de inspiraçāo a inutilidade encefálica alheia, é nunca existir escassez de matéria prima. Recentemente, voltei a ouvir uma frase que já nāo ouvia há uns tempos: "Ah, entāo pronto, está explicado." Ora, deixem que vos enquadre. Sempre tive excelentes notas a Inglês e tenho especial prazer em exprimir-me nessa língua. Conheci, durante os meus tempos de estudante, incluíndo todos os graus, talvez, umas quatro pessoas, cujo nível de inglês considero muito elevado. Dado as notas elevadas, e mais tarde, o aparecimento das redes sociais, há imensas pessoas que me perguntam se sou portuguesa. A primeira reacçāo, costuma ser um género de gargalhada abafada, muito suave. Em seguida, em vez de responder, faço uma contrapergunta: "Porquê a pergunta?", cujas respostas habituais variam entre: "Ah, por causa das tuas notas!"; "Ah, por causa do sotaque." e "Ah, porque escreves tanto em inglês e com palavras que nāo são "normais".". Posteriormente, dou um sorriso algo enjoado, e, por fim, respondo, propositadamente, já à espera do clichê: "Tenho cidadania portuguesa, mas nasci na África do Sul. Nesta fase, a reacçāo é universal: "Ahhhh, pronto, está explicado.", acoplada a um sorriso presunçoso, de quem descodificou o mistério do pós morte e tem um dom inato para a deduçāo. 



(Pausa dedicada à apreciaçāo do momento de regozijo, por parte do campeāo.)



...





   Ora, eu podia perder aqui alguns momentos a fornecer-vos algumas curiosidades como o facto de ter vindo para Portugal com 2 anos de idade, mas, na realidade, a idiotice dos comentários é tāo colossal, que se torna absolutamente desnecessário. Quer entāo, o ser iluminado, dizer-me que se tenho um nível dito elevado, tanto na escrita, como na fala, e notas elevadas, a determinada língua, é porque, sou de um País em que essa língua é oficial? É isso? Posso nāo ter o mesmo dom que o ser iluminado para a deduçāo e análise, mas é o que se subentende, certo? Tem toda a lógica. Entāo, se a pessoa nasce e cresce a ouvir a língua, aprende a ler e a escrever, vai à escola durante, pelo menos, 12 anos, sempre nessa língua, é ÓBVIO, que tem que dominá-la de forma exímia. Nem estou a considerar o pormenor absolutamente insignificante de ter saído de lá com 2 anos e ter feito todo o meu percurso escolar em Portugal. Pormenores à parte, o ser tem toda a razāo, concordo plenamente com a linha de pensamento, mas, sendo assim...isso quer dizer que, entāo, quem é português, cresce em Portugal, fala português em casa, aprende a ler e a escrever em Portugal, faz toda a escolaridade em Portugal, também tem sempre excelentes, 5 (no ciclo) e 19-20 no liceu, e domina a língua, falada e escrita, tal e qual Camões. Sim? Humm? Ah, mas esperem....agora que penso nisso...muitos desses seres iluminados tinham negativa a Português. Está boa! E eu vejo os status e comentários nas redes sociais de vários seres iluminados, eles escrevem coisas como "hádes, percebes-te, para lhe ver, concerteza, á pessoas, descordo, bebida à descriçāo", etc. Eu ouço-os falar, e falam ao mesmo nível que escrevem. Homessa! Nascidos e criados em Portugal e falam e escrevem como pessoas sem instruçāo? Ai! Assim fiquei confusa, lá se foi a lógica. Bolas, nāo devo ter muito jeito para isto, mas, se calhar, da próxima vez que um ser iluminado me fizer a pergunta do costume, após responder o de sempre, vou passar também a perguntar: "Entāo e tu, és de onde? Da Grécia?"

Sem comentários:

Enviar um comentário